Com a rápida evolução da tecnologia blockchain, uma plataforma vem se destacando em meio a várias, pelo seu desempenho e potencial. A rede Solana (SOL) busca transformar o cenário dos aplicativos descentralizados (DApps) e serviços financeiros descentralizados (DeFi).
Em março de 2020 a Solana foi lançada, tendo como um de seus principais objetivos, fornecer uma plataforma blockchain altamente escalável e eficiente, capaz de processar um grande volume de transações por segundo, mantendo a segurança e a descentralização.
A equipe por trás da Solana reconheceu os desafios enfrentados por muitas outras blockchains em termos de escalabilidade, tempo de confirmação e custos elevados de transação. Portanto, eles se propuseram a desenvolver uma solução que pudesse superar esses obstáculos e oferecer um bom desempenho.
Uma das inovações mais notáveis da rede Solana é o Proof-of-History (PoH), ela ajuda a solucionar um dos principais desafios enfrentados pelas blockchains tradicionais; a necessidade de verificação ordenada das transações.
O Proof-of-History funciona por meio da adição de marcas de tempo criptograficamente verificáveis à blockchain de forma ordenada e consistente, permitindo que os nós na rede Solana verifiquem a ordem das transações de uma maneira eficiente, eliminando a necessidade de um processo de consenso demorado e que exige muitos recursos.
Além do mecanismo de consenso Proof-of-History (PoH) a rede Solana também utiliza o Proof-of-Stake (PoS). No PoS os validadores são selecionados com base na quantidade de tokens SOL que possuem e estão dispostos a bloquear como garantia.
A rede Solana também utiliza um terceiro mecanismo de consenso chamado Tower BTF, que é um mecanismo complementar usado para garantir a segurança contra ataques maliciosos ou falhas na rede.
A Solana é vista como uma plataforma de Blockchain inovadora por vários motivos, dentre os principais está o seu mecanismo de consenso exclusivo, o Proof-of-History. Assine a Vault e tenha acesso às melhores análises de SOL e outras criptomoedas relevantes no mercado.