O vice-presidente da Binance para a Europa Oriental, Gleb Kostarev, e o diretor do CIS, Vladimir Smerkis, anunciaram que deixaram a empresa.
A exchange de criptomoedas Binance está perdendo dois executivos-chave relacionados ao mercado russo em meio a grandes desafios regulatórios relacionados a sanções.
Gleb Kostarev, chefe da Binance para Europa Oriental e Rússia, recorreu ao Facebook em 6 de setembro para anunciar sua saída da Binance.
Em seu anúncio em russo, Kostarev disse que hoje marca o último dia de seu longo trabalho na Binance. Ele acrescentou que está deixando o cargo de vice-presidente responsável pela Europa Oriental, Comunidade dos Estados Independentes (CEI), Turquia, Austrália e Nova Zelândia. Ele também renunciou ao cargo na região da Ásia-Pacífico “há alguns meses”, acrescentou o executivo.
Kostarev expressou gratidão ao CEO da Binance, Changpeng “CZ” Zhao, e à cofundadora He Yi por todas as oportunidades que eles proporcionaram. “Obrigado a todas as equipes de iniciativa local pelo trabalho árduo e campanhas incríveis no nível local”, observou.
Vladimir Smerkis, gerente geral para Rússia e CEI da Binance, subsequentemente anunciou sua saída no Facebook também. “Quase dois anos se passaram num piscar de olhos, e a partir de amanhã, não trabalho mais na Binance”, escreveu o executivo.
Nenhum dos executivos mencionou razões diretas para deixar seus cargos na Binance. No anúncio, Smerkis prometeu contar mais sobre os motivos da saída, bem como sobre o futuro e a experiência em uma reunião online ou até mesmo presencial em Moscou em algumas semanas.
“Vou de férias, que não vejo há quase dois anos. Enquanto vocês esperam, vou bombardeá-los com fotos do mar, pizza e pores do sol. E um conselho: deixem espaço para tudo isso em suas vidas”, afirmou Smerkis.
A comunidade cripto russa reagiu rapidamente às mais recentes saídas da Binance, com muitos questionando Kostarev e Smerkis nos comentários das postagens sobre se a Binance vai deixar o mercado. No final de agosto, a Binance anunciou que estava considerando a possibilidade de retirar seus serviços da Rússia em meio a sanções ocidentais.
A Binance se recusou a comentar sobre as implicações das recentes demissões na Rússia.
Caso a saída da Binance da Rússia ocorra, o movimento aparentemente terá algum impacto na Binance. De acordo com dados da SimilarWeb, a Rússia é o principal mercado em termos de visitas de usuários ao site Binance.com, representando 6,3% do total de visitas.
Os executivos russos da Binance anunciaram sua saída dias depois que os anúncios da Binance foram apresentados em um vídeo do famoso YouTuber russo Yuri Dud, postado em 16 de agosto. No momento em que este artigo foi escrito, o vídeo ainda incluía uma promoção de texto dos serviços da Binance para usuários russos, além a um anúncio em vídeo filmado pelo YouTuber.
Além das últimas saídas, a Binance também vem perdendo mais executivos-chave globalmente. Em 4 de setembro, o chefe de produto da Binance, Mayur Kamat, confirmou que estava deixando a exchange de criptomoedas após quase dois anos. Anteriormente, o diretor de estratégia da Binance, Patrick Hillmann, também deixou a empresa em julho.
Fonte: https://br.cointelegraph.com/news/top-binance-execs-in-russia-leave-as-firm-considers-exiting-the-market