Alguma vez você já ouviu falar em análise fundamentalista? Essa é uma estratégia desenvolvida para determinar o valor real de um ativo. Tradicionalmente usada no mercado de ações, essa abordagem ganhou muito destaque no universo das criptomoedas, oferecendo aos investidores uma ferramenta para além das flutuações de preços de curto prazo. nesse artigo vamos explorar como a análise fundamentalista se aplica ao contexto das criptomoedas.
A análise fundamentalista examina diversos indicadores, como informações financeiras e econômicas, para determinar o valor real de um ativo. Isso ajuda investidores e instituições a tomarem decisões mais seguras e bem fundamentadas, buscando investimentos que sejam lucrativos no longo prazo. Essas análises servem para entender fatores que tragam demanda para os papéis no futuro e consequentemente aumentar seu preço.
Ao contrário das empresas, que têm balanços patrimoniais, demonstrações de resultados e dividendos, as criptomoedas não possuem esses elementos. Assim, ao se aplicar a análise fundamentalista a criptomoedas, é necessário adotar uma perspectiva diferente. Para que se tenha uma boa avaliação de criptomoedas, é necessário considerar vários fatores chave para determinar seu potencial.
Primeiramente, a Tecnologia e Utilidade por trás de uma moeda digital são essenciais. Precisamos compreender se a tecnologia subjacente realmente atende e soluciona um problema presente no mercado. As primeiras perguntas que devemos fazer são: Quais problemas a tecnologia dessa criptomoeda resolve;quão bem escrito é seu código; quão única é essa solução; qual o diferencial desta solução em relação aos seus competidores? A importância de uma criptomoeda vai além de simples especulação, é fundamental que ela possua uma aplicação concreta e prática, agregando valor à sua utilização.
Em segundo lugar, destaca-se a Equipe de Desenvolvimento. A solidez e o êxito de um projeto de criptomoeda muitas vezes são reflexos da experiência e da competência de sua equipe. Uma equipe com trajetória comprovada é um indicativo confiável da seriedade e viabilidade do projeto.
O terceiro ponto de atenção é a Adoção. O valor real de uma criptomoeda é fortemente impactado por seu reconhecimento e utilização no mercado. Alianças estratégicas e a adoção da moeda por empresas ou determinados setores indicam sua pertinência e aplicação efetiva.
Agora olhando para métricas temos o Volume transacionado e número de endereços ativos. Se ambas as métricas estiverem crescentes podemos ter um indício de que a demanda pelo token está aumentando. Outro ponto que vale citar é o tokenomics, que é uma métrica que olha pro lado da oferta. Nesse ponto vamos buscar entender como é a emissão do token, se ele tem uma oferta máxima, como é a pressão inflacionária, e qual é o seu mecanismo de consenso
Por último, mas não menos importante, é vital considerar a Concorrência. Em um setor em acelerada expansão, inúmeras soluções podem surgir, disputando espaço. A habilidade de uma criptomoeda em se sobressair frente a seus rivais, seja por atributos singulares ou vantajosos, pode ser crucial para seu triunfo no longo prazo.
Com esses fatores, conseguimos fazer uma boa análise fundamentalista de criptoativos. Se quiser entender mais sobre como funciona essa análise na prática, venha fazer parte da Vault e leia nossos relatórios.