Rogers enfatizou que, historicamente, nenhuma moeda permaneceu no topo por mais de 100-150 anos, e ele acredita que o dólar americano não será exceção.
O renomado investidor americano, Jim Rogers, lançou recentemente uma previsão ousada em uma entrevista ao canal Nomad Capitalist do YouTube. Segundo o megainvestidor, o longo reinado do dólar americano como moeda dominante no mundo está chegando ao fim, e ele vê o yuan chinês como um potencial substituto, embora com ressalvas.
Rogers enfatizou que, historicamente, nenhuma moeda permaneceu no topo por mais de 100-150 anos, e ele acredita que o dólar americano não será exceção.
No entanto, o investidor destacou que os rígidos controles de capitais da China estão atualmente limitando o potencial de ascensão do yuan chinês.
“Tenho muitos dólares americanos, mas sei que a era do dólar americano está chegando ao fim. Nenhuma moeda permaneceu no topo para sempre, não mais do que 100-150 anos — nenhuma na história… Mas não vejo neste momento outra moeda que possa competir, exceto a moeda chinesa, mas o [yuan chinês] é uma moeda bloqueada.” disse.
Ele também explicou que, ao contrário de outras moedas importantes, como o euro e o dólar, o yuan não pode ser facilmente comprado e vendido devido às restrições governamentais.
“Você não pode simplesmente comprar e vender como faz com euros, dólares ou algo assim. Portanto, até que a China abra completamente a sua moeda, não pratico a sua prática. Eles estão fazendo isso, fazem isso há 20 anos. Não o suficiente se você me perguntar, mas é a única moeda que vejo no horizonte que um dia poderá competir com o dólar americano. Espero que apareça algo mais, mas ainda não vejo.”, disse Rogers.
Brics
Rogers expressou ceticismo em relação à aliança econômica global conhecida como BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), chamando-a de “invenção da imaginação de alguém”.
Ele argumentou que, embora o grupo afirme estar se expandindo, parece que não está fazendo mais do que realizar reuniões anuais.
Em agosto, os membros do BRICS supostamente aprovaram a admissão de novos membros, incluindo a Arábia Saudita, Irã, Etiópia, Egito, Argentina e Emirados Árabes Unidos, com muitos outros países expressando interesse em ingressar no grupo.
No entanto, a avaliação de Rogers sobre a eficácia e o propósito dessa aliança contrasta com as aspirações de seu crescimento e influência global.
Embora Jim Rogers não tenha abordado especificamente o Bitcoin na entrevista, é importante lembrar que a criptomoeda tem sido um tópico de discussão significativo no mundo das finanças e dos investimentos nos últimos anos.
O Bitcoin tem atraído tanto entusiastas quanto críticos em relação ao seu papel no sistema financeiro global e na possível mudança de paradigma nas moedas.
Fonte: https://livecoins.com.br/jim-rogers-alerta-sobre-fim-do-dominio-do-dolar-americano/