Gensler supostamente teme o domínio das big tech sobre as tecnologias de IA que homogenizem o mercado financeiro.
O presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos, Gary Gensler, aparentemente afirmou que, sem alguma forma de intervenção, uma crise financeira decorrente do uso generalizado de inteligência artificial é “quase inevitável”.
Os comentários do presidente surgiram durante uma entrevista com o Financial Times, onde, segundo o artigo, Gensler diz que essa crise pode ocorrer dentro de uma década.
As preocupações do presidente evidentemente giram em torno da centralização de modelos de IA e provedores de serviços em nuvem.
Conforme a entrevista:
“Eu realmente acredito que teremos, no futuro, uma crise financeira… se todos estiverem confiando em um modelo base e o modelo base não estiver na corretora, mas sim em uma das grandes empresas de tecnologia. E quantos provedores de nuvem temos neste país?”
Paralelamente à regulamentação das criptomoedas, a inteligência artificial tornou-se um dos maiores desafios regulatórios da SEC. De acordo com o Financial Times, Gensler está preocupado com a excessiva dependência de modelos semelhantes (por exemplo, ChatGPT), levando a um comportamento de manada em Wall Street e nos mercados financeiros dos EUA.
A posição de Gensler não é novidade. Em 2020, juntamente com a coautora Lily Bailey, então assistente de pesquisa no MIT (agora trabalhando na SEC como assistente do chefe de gabinete, segundo sua página no LinkedIn), o presidente escreveu um artigo de pesquisa intitulado “Deep Learning e Estabilidade Financeira”, onde ele professava um ponto de vista semelhante.
Conforme o artigo de 2020, o uso crescente de sistemas de inteligência artificial no sistema financeiro “pode levar à fragilidade do sistema financeiro e a riscos em toda a economia”.
O artigo continua com um apelo implícito para a regulamentação governamental, “os regimes regulatórios existentes do setor financeiro – construídos em uma era anterior da tecnologia de análise de dados – provavelmente serão insuficientes para abordar os riscos sistêmicos impostos pela adoção generalizada de aprendizado profundo nas finanças.”
Fonte: https://br.cointelegraph.com/news/sec-chair-gary-gensler-warns-impending-ai-wrought-financial-crisis-nearly-unavoidable