Vault Research

Sympla implementa blockchain para gerar ingressos em parceira com a brasileira Lumx

Startup brasileira auxiliará, através da Web3, a plataforma de experiências em sua nova fase focada em transparência e eficiência

Nesta quinta-feira (23), a Sympla anunciou a migração dos ingressos distribuídos na plataforma para a blockchain, em parceria com a startup brasileira Lumx. No anúncio, a Sympla aponta que os usuários da plataforma notarão melhorias no design e na experiência do usuário desde já.

A representação em blockchain dos ingressos será feita através de tokens não-fungíveis (NFTs). Esse caso de uso dos NFTs encontra sentido na representação de ingressos, dada a necessidade de criar características únicas e rastreáveis, além de prevenir a falsificação através da imutabilidade da blockchain.

Além disso, a adoção de blockchain permitirá que a Sympla explore outros benefícios da Web3, como transformar os ingressos em itens colecionáveis. Essa iniciativa representa um passo significativo na trajetória de evolução para um ambiente cada vez mais tecnológico e inovador.

“Um dos maiores desafios do setor de entretenimento e eventos hoje é a regularidade e revenda de ingressos falsos, gerando prejuízos principalmente para consumidores que acreditam estar adquirindo um ingresso legítimo. Nesse contexto, a Sympla garante, com esse passo crucial, uma camada adicional de segurança tanto para os produtores quanto para os compradores”, comenta Roberto Mameli, CTO da Sympla.

A parceria firmada com uma startup brasileira que introduz empresas tradicionais à Web3 evidencia o compromisso da Sympla em fornecer soluções inovadoras e seguras para eventos, estabelecendo um novo padrão na indústria, acrescenta Mameli. Além dos ingressos tokenizados, o CTO da Sympla também menciona que o aplicativo terá novos recursos para interagir com esses ativos, gerando novas experiências.

A Lumx fornecerá a infraestrutura do projeto, através da blockchain Polygon, e facilitará a integração da blockchain em diferentes negócios futuros, tornando essa tecnologia mais acessível.

“Anteriormente, o uso da blockchain para ingressos estava limitado a experimentos em pequena escala e eventos menores. A partir de agora, os milhões de usuários da Sympla ganharão acesso a um aplicativo completamente redesenhado, com uma carteira inicialmente para armazenar ingressos tokenizados e que trará mais recursos empolgantes no futuro”, diz Caio Barbosa, co-CEO da startup brasileira.

Barbosa também avalia que a parceria com a Sympla é uma ilustração perfeita do potencial tecnológico da Lumx: possibilitar que empresas aproveitem todo o potencial da blockchain de forma simples e sem fricções, abrindo caminho para uma economia tokenizada.

Vale ressaltar que a iniciativa tem o potencial de introduzir milhões de brasileiros à Web3 de forma simples e sem atrito. Até hoje, a Sympla já atendeu mais de 30 milhões de consumidores, e mais de 300 mil produtores.

Mercado secundário mais seguro

O uso da blockchain ultrapassa as vendas iniciais de ingressos, capacitando a criação de um mercado secundário mais seguro e eficiente para empresas e usuários. A Sympla, por exemplo, criou um modelo de royalties nas vendas secundárias, permitindo que os produtores também lucrem quando um ingresso é revendido. 

Além do claro benefício para os produtores, que ganham uma porcentagem quando o ingresso é repassado, a atuação de cambistas e o risco na compra de ingressos falsos são reduzidos.

Como próximo passo, a plataforma criada através da parceria entre Sympla e Lumx anunciou a criação de POAPs, sigla em inglês para protocolos que validam a participação em um evento. Isso possibilitará a estruturação de uma experiência de gamificação para os usuário, além de viabilizar iniciativas de fidelização, como um sistema de créditos na plataforma que permite a compra de ingressos.

Fonte: https://br.cointelegraph.com/news/sympla-implementa-blockchain-para-gerar-ingressos-em-parceira-com-a-brasileira-lumx

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *