A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) adiou sua decisão sobre mais um ETF à vista. Dessa vez, no entanto, não foi sobre um de Bitcoin (BTC), mas sim de Ether (ETH). O pedido, submetido pela gestora Invesco e pela Galaxy Digital, recebeu uma prorrogação de 45 dias.
Como resultado, a SEC agora terá até o dia 6 de fevereiro para dar seu veredito a respeito do fundo. Ou seja, quase um mês depois da data final prevista para a análise dos ETFs de Bitcoin, prevista para 10 de janeiro. Portanto, o início de 2024 pode trazer uma onda de ETFs das duas maiores criptomoedas do mercado.
Publicidade
Ficou para fevereiro
De acordo com a decisão publicada na quarta-feira (13), o veredito da SEC sobre o ETF de ETH da Invesco deveria acontecer em 23 de dezembro de 2023. Nesta data se encerraria o prazo inicial de 45 dias, contados a partir da submissão do pedido pela gestora. Só que a SEC decidiu antecipar a decisão de adiamento em dez dias.
Embora a prorrogação chegue mais cedo do que o esperado, a SEC está designando mais 45 dias para decidir se aprovaria ou desaprovaria o pedido spot de ETH, com a nova data caindo em 4 de fevereiro de 2024.
“A Comissão considera apropriado designar um período mais longo para tomar medidas sobre a mudança de regra proposta, para que tenha tempo suficiente para considerar a mudança de regra proposta e as questões nela levantadas. Consequentemente, a Comissão, de acordo com a Seção 19(b)(2) da Lei, designa 6 de fevereiro de 2024, como a data até a qual a Comissão deverá aprovar ou desaprovar, ou iniciar um processo para determinar se deve desaprovar, a proposta mudança de regra” disse a SEC.
Publicidade
O último adiamento ocorre logo depois que o regulador recentemente estendeu sua decisão sobre outro ETF de ETH à vista, proposto pela gestora de ativos criptográficos Grayscale. No caso desse ETF, o novo prazo ficou para 25 de janeiro de 2024, duas semanas antes da decisão sobre o ETF de Bitcoin.
Até agora, a SEC possui sete registros de ETF à vista de ETH que estão sob a mesa do presidente Gary Gensler. Junto com a Grayscale Investments e da Invesco/Galaxy, a Fidelity, a BlackRock, a VanEck, a Hashdex e a Ark Invest/21 Shares apresentaram pedidos semelhantes. Curiosamente, todas também apresentaram seus pedidos para abrir um ETF de Bitcoin.
No aguardo do ETF
Além de adiar a decisão sobre os ETFs focados em ETH, a SEC também designou períodos mais longos para ETFs de Bitcoin, que têm mais candidatos. De acordo com a SEC, são 12 pedidos de ETFs de Bitcoin que aguardam aprovação.
Publicidade
Enquanto isso, houve relatos recentes de que as conversas sobre ETFs de Bitcoin à vista com a SEC estavam em estágios avançados, despertando esperança sobre a possível aprovação de aplicações. A Grayscale e a BlackRock tiveram conversas com a SEC nesse sentido.
A corrida para o lançamento de um ETF de BTC à vista se intensificou em meados de 2023, com pesos pesados como BlackRock, Franklin Templeton e Fidelity procurando lançar um ETF à vista. A Hashdex, que também está buscando aprovação para seu ETF, previu que os investidores dos EUA poderiam ter acesso a esse ETF até o segundo trimestre de 2024.
Fonte: https://www.criptofacil.com/sec-adia-para-fevereiro-decisao-sobre-etf-a-vista-de-ethereum-eth/