A Circle, empresa por trás da segunda maior stablecoin do mundo, anunciou o fim de seu suporte à rede TRON. Com isso, usuários da rede criada por Justin Sun não terão mais acesso ao uso da stablecoin.
Contudo, a suspensão do serviço ocorrerá em etapas graduais, informou a empresa. A princípio, a Circle não fará novas emissões de USDC na Tron, mas continuará dando suporte aos tokens existentes. Esse suporte continuará até fevereiro de 2025, quando não será mais possível enviar ou receber USDC através da rede.
A saída da USDC da Tron abre espaço para a USDT, stablecoin da Tether Limited que lidera as movimentações na rede. De fato, o uso da USDT na Tron chegou a superar o uso no Ethereum, aumentando a disparidade entre as concorrentes.
Saída da USDC
De acordo com um texto publicado recentemente pela Circle, os usuários da USDC na rede TRON terão um ano para trocar seus tokens por USDC em outras redes ou por dólares. A Circle recomendou fazer isso diretamente com a rede ou, então, utilizando exchanges.
“Como parte de nossa estrutura de gerenciamento de risco, a Circle avalia continuamente a adequação de todos os blockchains onde o USDC é suportado. Nossa decisão de descontinuar o suporte ao USDC no TRON é o resultado de uma abordagem empresarial que envolveu a organização empresarial, conformidade e outras funções de nossa empresa”, disse a Circle.
Publicidade
Recentemente, Justin Sun foi acusado de fraude pela Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) envolvendo a Tron e seu token TRX. Sun negou as acusações, respondendo que “carecem de mérito”, mas a decisão pode ter tido influência na decisão da Circle em abandonar a rede.
Contudo, a Circle não comentou as razões específicas para a retirada do suporte à rede.
USDT ganha espaço
Porém, outro motivo para uma eventual saída da USDC da Tron é o aumento da concorrência com a USDT. No mês passado, um relatório da Reflexivity Research indicou que a TRON ultrapassou o Ethereum no uso do USDT em 8%. Ou seja, as pessoas estão utilizando mais USDT na Tron do que na segunda maior blockchain do mundo.
Esta posição de liderança também foi complementada pela participação de contratos do USDT na rede, com cerca de 95,6% de todos os contratos vinculados à stablecoin mais utilizada no mundo.
Atualmente, o valor de mercado total dos USDC está em pouco mais de US$ 28 bilhões, de acordo com o CoinGecko – um declínio acentuado em relação à máxima de US$ 56 bilhões no início de 2023.
Fonte: https://www.criptofacil.com/circle-anuncia-fim-de-suporte-para-a-usdc-na-tron/