Com o desenrolar do segundo trimestre de 2024, o Bitcoin (BTC) continua a dominar as manchetes, ostentando um impressionante aumento de preço de 69% somente no primeiro trimestre.
Esse aumento, impulsionado principalmente pela estreia dos ETFs de Bitcoin à vista e pela expectativa do halving do Bitcoin, destaca uma fase transformadora para o mercado de criptomoedas. Entretanto, a alta do Bitcoin causou um aumento na euforia, sinalizando uma possível cautela do mercado. Em geral, há recuos ou reversões do mercado após a fase de euforia.
Os sinais de alerta do desempenho do Bitcoin
De acordo com o relatório “Q2 2024, Guide to Cryptomoedas Markets” da Coinbase Institutional e da Glassnode, há alguns sinais de alerta em meio ao desempenho espetacular do preço do Bitcoin.
O sentimento do mercado, medido pelo indicador Net Unrealized Profit/Loss (NUPL), avalia os lucros e perdas não realizados em toda a oferta de moedas. Esse indicador sinalizou um estado de euforia nos picos de mercado em meados de 2011, 2013 e, brevemente, em 2017.
No entanto, ele não indicou euforia durante o pico do mercado de 2021. Em vez disso, o mercado passou da fase de “negação da crença”. Essa mesma fase de “negação da crença” também foi atingida durante o pico local em março de 2024.
Além disso, a natureza cíclica do mercado de Bitcoin é evidente em sua análise de rentabilidade da oferta, que distingue fases como “descoberta do fundo do poço”, “euforia” e “transição touro/urso”. Essas fases refletem os sentimentos subjacentes do mercado e as possíveis mudanças no comportamento do investidor.
Notavelmente, a fase atual, indicada por uma alta porcentagem de oferta com lucro, sugere um pico de mercado próximo, já que os detentores de longo prazo (LTHs) – aqueles que mantém as moedas por mais de 155 dias – começam a contemplar a realização de lucros.
Euforia continua
O índice MVRV (Valor de Mercado para Valor Realizado), especialmente para os LTHs, oferece uma visão diferenciada das condições do mercado. Um MVRV acima de 3,5, como observado no primeiro trimestre, normalmente anuncia o estágio de euforia de um mercado em alta.
Isso significa que os LTHs podem em breve começar a liquidar partes de suas participações. De fato, durante o primeiro trimestre de 2024, houve uma queda na oferta mantida pelos LTHs abaixo da linha de tendência de longo prazo.
“Os padrões de atividade dos LTHs podem ser usados como um barômetro para identificar tendências cíclicas nos mercados de criptomoedas, incluindo possíveis picos e depressões”, explica o relatório compartilhado com o BeInCrypto.
Jornada do Bitcoin é positiva
No entanto, a jornada do Bitcoin de um ativo volátil para um de melhor desempenho é digna de nota. Na última década, o Bitcoin foi o ativo com melhor desempenho em oito dos onze anos. Ele apresentou um retorno anualizado de 124% de 2013 a 2023.
A introdução de ETFs de Bitcoin à vista influenciou significativamente essa trajetória. Ao facilitar o investimento direto em Bitcoin, esses ETFs atraíram uma enxurrada de novos investidores, aumentando a demanda.
Crucialmente, a oferta de novos Bitcoins está restrita, principalmente devido às limitações de mineração, onde as recompensas caíram pela metade recentemente, exacerbando o desequilíbrio entre oferta e demanda.
Fonte: https://br.beincrypto.com/bitcoin-primeiro-trimestre-2024/