O magnata das finanças bilionário Masayoshi Son também disse que a IA será 10.000 vezes mais inteligente que os humanos até 2035.
O fundador e CEO do conglomerado de investimentos japonês Softbank, Masayoshi Son, acredita que a inteligência artificial (IA) será de uma a 10 vezes mais inteligente que os humanos até 2030 e 10.000 vezes mais inteligente até 2035.
Os comentários de Son foram feitos durante a reunião anual do Softbank em Tóquio, em 21 de junho. Lá, ele se dirigiu aos funcionários no que está sendo chamado de discurso emocionante, expondo as prioridades da empresa no futuro.
Superinteligência artificial
A principal conclusão do comentário de Son parece ser que o Softbank está a dedicar-se ao desenvolvimento de uma “superinteligência artificial” (ASI) capaz de subverter a vida humana tal como a conhecemos.
Durante seu discurso, Son discutiu tanto a inteligência artificial geral (AGI) quanto a ASI. A diferença entre os dois, segundo o CEO do Softbank, é que um sistema AGI demonstraria o equivalente a um “gênio” humano, com um fator de até 10x.
Um ASI, por outro lado, teria 10.000 vezes a inteligência ou capacidades de um ser humano – aparentemente muito além do domínio do potencial limitado do cérebro humano.
Vale mencionar que atualmente não existe consenso científico sobre o que uma AGI ou ASI seria capaz ou se tal entidade é possível com tecnologia moderna. Até à data, os sistemas de IA capazes de raciocínio a nível humano permanecem teóricos.
Reação do mercado de ações
Son passou a discutir o futuro do Softbank e a sua própria mortalidade, algo que pode ter assustado alguns investidores, já que a empresa viu as suas ações caírem mais de 3% quando a Bolsa de Valores de Tóquio fechou após a reunião.
Em vídeo do evento visto pelo Cointelegraph, Son afirmou que há dois anos percebeu que estava “envelhecendo” e aparentemente queria fazer mais com sua vida antes que ela acabasse.
Ele adicionou:
“O SoftBank foi fundado com que propósito? Com que propósito Masa Son nasceu? Pode parecer estranho, mas acho que nasci para perceber o ASI. Estou falando muito sério sobre isso.”
Fonte: https://br.cointelegraph.com/news/softbank-ceo-says-company-purpose-create-artificial-super-intelligence