Em um ano eleitoral conturbado, os perfis dos usuários de criptomoedas estão se alinhando com os dos tão cobiçados “eleitores indecisos”, diz um pesquisador da TCU.
Este ano eleitoral nos Estados Unidos está se configurando como um dos mais voláteis dos últimos tempos, e as criptomoedas estão aumentando ainda mais a excitação.
Ao contrário dos ciclos eleitorais presidenciais anteriores, este realmente apresenta políticos tomando posição sobre questões de criptomoedas e blockchain. Donald Trump já prometeu ser o “presidente das criptomoedas”, enquanto, no lado democrata, parece haver uma maior disposição para apoiar a legislação de reforma das criptomoedas.
Em 24 de junho, Carole House, autora da ordem executiva do presidente Joe Biden para estabelecer uma estrutura regulatória para criptomoedas nos EUA, deixou sua posição como assessora de criptomoedas no Departamento de Serviços Financeiros de Nova York para retornar à Casa Branca, em uma mudança que alguns consideram notável.
O que pode estar impulsionando essa nova aceitação das criptomoedas por parte dos políticos dos EUA?
Os políticos estrategistas perceberam que os proprietários de criptomoedas representam pelo menos 15% a 20% do público americano hoje, e eles “estão tentando ganhar seus votos apelando para seus interesses econômicos”, disse Grant Ferguson, professor do departamento de ciência política da Texas Christian University, ao Cointelegraph, “assim como fazem quando falam sobre 401ks e outros tipos de ativos”. Ele acrescentou:
“Tanto os republicanos, como Donald Trump, quanto os democratas, como o governador Jared Polis do Colorado, veem o potencial nas criptomoedas, que são uma classe de ativos muito mais valiosa do que há cinco anos.”
A “realidade” são as criptomoedas
“Qualquer candidato concorrendo a qualquer cargo em nossa nação deve agora enfrentar e abordar a realidade que são as criptomoedas”, disse Moe Vela, assessor da Unicoin, uma criptomoeda lastreada em ativos, e ex-assessor sênior da Casa Branca sob duas administrações democratas, ao Cointelegraph:
“Ela está aqui para ficar, e seu impacto e papel em nossos setores financeiro, de investimentos e econômico nunca mais podem ser negligenciados ou ignorados. Qualquer candidato à presidência que o fizer estará correndo um risco político.”
Recontratar House é, sem dúvida, um sinal de que a Casa Branca está se ajustando a essa realidade. House é uma especialista no assunto, e “um SME geralmente é trazido quando sua expertise é necessária”, disse Vela, acrescentando:
“Acredito que isso sinaliza pelo menos um forte reconhecimento por parte da administração Biden quanto à importância dos ativos digitais e seu impacto em nossa economia.”
Agora uma indústria “normal”
Quando os políticos entram na onda, a aceitação geral não pode estar longe. A indústria também está mais organizada do que no ano eleitoral presidencial anterior de 2020, e talvez até nas eleições de meio de mandato de 2022, disse David Primo, professor de ciência política da Universidade de Rochester, ao Cointelegraph, acrescentando:
“As criptomoedas agora são caracterizadas por grupos comerciais bem financiados, executivos politicamente engajados, uma grande presença de lobby e um esforço concentrado para divulgar a mensagem da indústria. Em muitos aspectos, parece uma indústria ‘normal’, e os políticos são responsivos a grupos de interesse bem organizados.”
Mas pode haver ainda mais em jogo neste ciclo eleitoral específico. As demografias dos usuários de criptomoedas estão se alinhando com as dos tão cobiçados “eleitores indecisos”. De acordo com Ferguson:
“Nossa pesquisa também mostra que os investidores em criptomoedas têm algumas atitudes políticas distintas que são particularmente relevantes neste ano [eleitoral].”
Ferguson, junto com os coautores Kathryn Haglin e Soren Jordan, publicou recentemente uma pesquisa na American Politics Research que sugere que “os perfis e opiniões dos americanos que possuem criptomoedas são uma razão chave pela qual mais políticos estão tentando atrair esses eleitores em potencial”, ele disse ao Cointelegraph.
O investidor típico em criptomoedas nos EUA é um homem jovem, centrista (politicamente) — muitas vezes latino ou afro-americano — que provavelmente também possui ações. Este indivíduo é “provavelmente um pouco mais aberto a experimentar novas tecnologias e assumir riscos do que os outros”, explicou Ferguson, embora não necessariamente mais instruído do que o americano médio. Em resumo, esse usuário “parece um eleitor indeciso”.
Este usuário prototípico poderia votar no candidato presidencial de qualquer partido ou até mesmo em um candidato de um terceiro partido. Sua posição não está congelada, e o voto desse usuário de criptomoedas ainda está em jogo.
Os políticos não são inconstantes?
Ainda assim, quão durável é essa mais recente “paixão” por parte dos candidatos a cargos públicos nos EUA? Afinal, não é inconcebível que Trump e outros possam mudar de posição novamente entre agora e novembro, especialmente se os preços das criptomoedas caírem.
“Se houver uma grande queda nos preços das criptomoedas, isso pode afetar as posições que Trump, Biden e outros tomam”, reconhece Ferguson. Por outro lado, “Se suas pesquisas internas mostrarem que conquistar os proprietários de criptomoedas ajuda a ganhar mais um ou dois por cento em estados decisivos, eles podem manter políticas pró-criptomoedas até novembro e além.”
A campanha de Trump, por sua vez, reconhece claramente as vantagens políticas de conquistar os eleitores de criptomoedas, mas o histórico de Trump “deve ser um aviso claro para levar seu novo amor pelas criptomoedas com cautela”, comentou Vela. “Se as criptomoedas perderem seu brilho entre agora e a eleição, ele terá novamente coisas ruins a dizer sobre o Bitcoin e o setor de criptomoedas.”
No entanto, o fato de que as criptomoedas podem ser usadas para financiar campanhas pode tornar o relacionamento mais duradouro. “Enquanto as criptomoedas tiverem algum valor, os políticos americanos estarão ansiosos para aproveitá-las”, disse Ciara Torres-Spelliscy, professora de direito no Stetson University College of Law e autora de Corporatocracy, ao Cointelegraph.
Assim como os políticos aceitarão contribuições em espécie, como o uso de uma impressora ou enfeites gratuitos para decorar um palco, eles também aceitarão criptomoedas, continuou Torres-Spelliscy. “Trump está usando alguns de seus fundos de campanha para pagar seus advogados. Essa necessidade de dinheiro — fiduciário ou criptomoeda — não desaparecerá tão cedo.”
Desviando a atenção?
Este novo apego às criptomoedas tem algumas variações interessantes. Alguns afirmam que os legisladores nesta temporada eleitoral foram tão longe a ponto de “manipular as aparências” — usando criptomoedas como uma tática de distração. Pode ser coincidência que o representante Matt Gaetz, que está sendo investigado por um comitê de ética da Câmara por má conduta sexual e uso ilícito de drogas, tenha recentemente descoberto as virtudes do Bitcoin.
Então, alguns políticos dos EUA estão usando criptomoedas como uma distração nesta temporada eleitoral?
“Sinto fortemente que qualquer legislador que tente usar criptomoedas para criar uma distração, dividir, assustar ou intimidar eleitores pagará o preço nas urnas”, respondeu Vela. É um sinal de que esse político está simplesmente desconectado do público.
“Um funcionário eleito que não percebe que as criptomoedas foram criadas porque uma grande parte dos cidadãos se sentia desprivilegiada e invisível pelo sistema financeiro atual faz isso por seu próprio risco político”, continuou Vela.
“Os políticos, especialmente alguns dos mais velhos, estão desesperados para atrair eleitores mais jovens, que são uma parte crescente do eleitorado americano”, acrescentou Torres-Spelliscy. “Proclamar as criptomoedas pode ser uma maneira cínica de atrair eleitores da Geração Z.”
Garantindo ganhos eleitorais?
Em geral, as próximas eleições nos EUA provarão ser consequentes para o futuro global das criptomoedas e da tecnologia blockchain?
Os vencedores da presidência e do Congresso moldarão o futuro da legislação em muitos aspectos, disse Torres-Spelliscy ao Cointelegraph. “Um Congresso e uma presidência unificados sob um único partido poderiam aprovar todos os tipos de leis que permitam ou impeçam novas tecnologias como as criptomoedas.”
“Se candidatos presidenciais e ao Congresso vencerem suas eleições em parte por causa dos proprietários de criptomoedas”, acrescentou Ferguson, “eles podem querer garantir esses ganhos eleitorais adotando políticas favoráveis aos investidores em criptomoedas e empreendedores de tecnologia.”
O que está acontecendo pode não ser necessariamente transacional ou de curto prazo, no entanto.
Em suma, “políticos e candidatos de todas as vertentes estão entrando na onda das criptomoedas porque entendem fundamentalmente que é mais do que um sistema financeiro alternativo e viável; é, indiscutivelmente, um ‘movimento’”, disse Vela. “São milhões de pessoas que se sentiram excluídas do sistema atual e que estão clamando por um sistema que seja acessível, digital e inclusivo.
Fonte: https://br.cointelegraph.com/news/crypto-influence-us-elections-politics