Presidente da autoridade monetária brasileira destaca benefícios da blockchain e anuncia avanços da plataforma de pagamentos.
O presidente do Banco Central do Brasil (BC), Roberto Campos Neto, saiu em defesa da tokenização na economia. Em um evento organizado na última terça-feira (11) em São Paulo (SP) pelo Valor Capital, o representante da autoridade monetária também revelou a associação do Pix às carteiras digitais Google Pay e Apple Pay para pagamentos via Pix por aproximação no celular.
“A tokenização é mais fácil, mais barata, tem menor custo, é mais aberta e transparente e a programação pode evoluir com o tempo”, disse Campos Neto.
Em relação ao uso de blockchain em transações transfronteiriças, o presidente da autoridade monetária disse que a conexão de uma rede de registro distribuído (DLT na sigla em inglês) a sistemas centralizados já foi viabilizada.
Por outro lado, ele lembrou a ausência de uma governança e argumentou que “para conectar os sistemas precisa ter uma taxonomia comum”, dificuldade que passa pelos diferentes sistemas regulatórios e tributários dos países.
Quanto ao Pix, ele declarou que “a ideia é que, em vez de colocar seu cartão de crédito [no celular], você possa simplesmente colocar o Pix lá”.
“O Pix por aproximação será possível porque vamos conectá-lo ao banco, nós estamos trabalhando nisso agora… estamos fazendo uma associação com carteiras como Google Pay e Apple Pay”, declarou.
Campos Neto também defendeu o diálogo entre os países para integração das plataformas de pagamento instantâneo, como o Pix. Na ocasião destacou as asiáticas da plataforma Nexus, o “Pix Internacional”, que integra transações instantâneas de países.
“Acho que a primeira etapa que veremos é a conexão entre pagamentos instantâneos. Podemos observar o que o Nexus está fazendo. Eles decidiram conectar a Singapura à Índia e agora você tem conexões acontecendo com a Tailândia, a Malásia, a Indonésia”, comentou.
Ele disse ainda que o BC tem como um de seus objetivo a conexão com o Nexus e que “às vezes passamos muito tempo conversando sobre qual é o sistema de pagamento instantâneo que quero ter, mas deveríamos estar gastando tempo pensando coletivamente em como conectar os sistemas.”
Binance Pay conectando os namorados
A Binance também resolveu aproveitar a tecnologia, e o Dia dos Namorados, celebrado dia 12 de junho em diversos países, para destacar uma forma personalizada de presentear com criptomoedas. No caso os Red Packets da ferramenta de pagamentos com criptomoedas Binance Pay. Trata-se de vales-presente que podem ser criados e compartilhados, que permitem enviar uma quantia fixa ou aleatória de criptomoedas para quem desejar. Segundo a exchange, quem ganha um voucher de Binance Pay pode sacar o valor em moeda fiduciária, como o real, gastar como preferir em dezenas de varejistas ou reinvestir em outras criptomoedas.
No rol desses estabelecimentos, produtos, serviços e acessórios que podem ser utilizados por meio desses gift cards, a Binance citou: Casa Santa Luzia, Zé Delivery, Imaginarium, Renner, TipTop, Nike, Shoulder, Dress To, New Era, Aramis, Corello, Vans, Zinzane, Centauro, iFood, Hotels.com, Airbnb, Spotify, Netflix, Google Play, Outback, Tok & Stok, NorVPN, Americanas, Shopee, Submarino e Casas Bahia.
Em maio, especialistas comentaram sobre a possibilidade de utilização de Pix ou blockchain como alternativa à Sociedade para Telecomunicações Financeiras Interbancárias Mundiais (Swift, na sigla em inglês) em remessas internacionais, conforme noticiou o Cointelegraph Brasil.
Fonte: https://br.cointelegraph.com/news/campos-neto-defends-tokenized-economy-and-announces-pix-by-contacting-mobile-phones-through-google-pay-and-apple-pay