A Celestia se tornará uma opção para a acessibilidade de dados no software Polygon CDK.
A rede Celestia será integrada ao kit de desenvolvimento de cadeia (CDK) da Polygon em algum momento “no início do ano que vem”, de acordo com um anúncio divulgado em 11 de dezembro. A integração fornecerá um “componente de fácil conexão” para que as redes baseadas na Polygon usem a Celestia para acessibilidade de dados.
O anúncio afirma que as taxas de transação poderiam ser reduzidas em mais de 100 vezes se as redes armazenassem dados de transação compactados na Celestia em vez de na rede da Ethereum. A integração que ocorrerá no início de 2024 simplificará essa escolha, oferecendo essa opção dentro do próprio software CDK da Polygon.
“Este é o momento da banda larga para a Web3”, disse o cofundador da Polygon, Sandeep Nailwal. “A capacidade de lançar uma camada 2 da Ethereum alimentada por ZK de alto rendimento tão facilmente quanto a implantação de um contrato inteligente fará pela adoção do blockchain o que a fibra ótica de alta velocidade fez pelos aplicativos da Web2.”
O software Polygon CDK permite que os desenvolvedores criem novas redes blockchain como parte do ecossistema mais amplo da Polygon. Atualmente, ele está sendo usado por OKX, Astar, Canto, Gnosis Pay, Palm e IDEX, de acordo com o anúncio.
Algumas redes baseadas na Polygon, incluindo a Ethereum Virtual Machine de conhecimento zero da Polygon, são “rollups” que armazenam dados de transações diretamente na rede da Ethereum. Outras são “validiums” que armazenam apenas provas de validação na Ethereum, deixando os dados reais de transação compactados em uma rede separada. Além da Celestia, a Avail é outra rede que pode armazenar dados de transações para validiums.
Fonte: https://br.cointelegraph.com/news/celestia-integrate-polygon-blockchain-cdk-data-availability-2024