Vault Research

CEX e DEX: Negociando criptomoedas de forma simples e fácil 

Ao entrar no mundo das criptomoedas, é comum se deparar com as exchanges centralizadas (CEX) e com as exchanges descentralizadas (DEX). Ambas as plataformas possuem características únicas e auxiliam o usuário de cripto em suas negociações. Se você busca uma experiência prática e simples com um suporte para confiar, ou se busca uma forma descentralizada de negociar, é necessário entender as diferenças entre CEX e DEX antes de escolher sua exchange de criptomoedas.

Quais as diferenças entre CEX e DEX?

As corretoras centralizadas (CEX) oferecem uma plataforma para a negociação de criptomoedas em que é necessário o registro do usuário. Elas possuem uma interface simples e intuitiva, portanto são ideais para iniciantes que não possuem conhecimentos prévios sobre blockchain ou criptomoedas.

Por outro lado, as corretoras descentralizadas (DEX) realizam suas negociações por meio de smart contracts em uma blockchain. Elas oferecem acesso a qualquer pessoa que possua uma carteira de criptomoedas e introduzem o ecossistema de De-Fi (finanças descentralizadas) para seus usuários.

Quais as vantagens de uma CEX?

  1. Fácil de operar: As CEX, como a Binance, Crypto.com, Coinbase, Mercado Bitcoin, dentre outras, entregam uma experiência simples e amigável para seus usuários, com uma variedade de recursos que podem ser aproveitados desde iniciantes até traders experientes.
  1. Suporte: Ao utilizar uma exchange centralizada, você conta com o suporte da empresa contra erros na plataforma. Caso ocorra algum problema, você pode entrar em contato com a equipe de suporte para solucioná-lo.

E as desvantagens de uma CEX?

  1. Ataques: As corretoras centralizadas são mais suscetíveis a sofrerem ataques de hackers, mesmo que sejam adotadas medidas de segurança, o risco para os fundos dos usuários não pode ser completamente eliminado.
  1. Taxas da CEX: A maioria das exchanges descentralizadas cobram taxas adicionais da plataforma ao negociar ativos.
  1. Centralização: Ao utilizar uma CEX, você está totalmente dependente de terceiros para armazenar e negociar seus ativos, caso ocorra alguma falha na plataforma, você pode perder acesso a seus fundos.
  1. Verificação de identidade: As CEXs geralmente exigem o fornecimento de informações pessoais e processos como KYC (Know your Costumer), isso porque elas estão sujeitas a regulamentações governamentais.

Quais as vantagens de uma DEX?

  1. Autonomia: As negociações em uma DEX são totalmente descentralizadas, portanto o usuário possui completamente o controle sobre seus ativos. Não existe nenhuma autoridade para intermediar as negociações.
  1. Privacidade: As corretoras descentralizadas não exigem nenhuma verificação de identidade, portanto você pode realizar negociações sem revelar suas informações.
  1. Segurança: Como as DEX são controladas por smart contracts, elas operam em blockchain, portanto são menos suscetíveis a ataques de hackers.

E as desvantagens de uma DEX?

  1. Interface menos amigável: As DEX oferecem uma plataforma mais complicada para usuários iniciantes, geralmente as operações em corretoras descentralizadas exigem um conhecimento com carteiras de criptomoedas e contratos inteligentes.
  1. Menor liquidez: As exchanges descentralizadas geralmente possuem um volume de negociação menor do que as exchanges centralizadas.

Como escolher entre uma CEX e uma DEX?

As CEXs possuem uma experiência amigável para o usuário iniciante, suporte ao cliente é maior liquidez, porém são mais suscetíveis a ataques, exigem verificação de identidade e cobram taxas extras para transacionar.

Por outro lado, as exchanges descentralizadas oferecem total autonomia e liberdade para seus usuários, com maior privacidade e menos risco de ataques de hackers, porém podem apresentar uma interface complexa e uma liquidez baixa.

As suas preferências pessoais devem ser levadas em consideração ao escolher entre uma CEX e uma DEX, alguns usuários optam por utilizar as duas e aproveitar as vantagens de ambas. Antes de realizar qualquer escolha, é importante realizar pesquisas, entender todos os possíveis riscos envolvidos e garantir sua segurança ao negociar criptomoedas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *