Neste artigo, o autor apresenta a revolução da blockchain como sustentação do mercado financeiro e o poder da tokenização.
Esta semana quero trazer uma reflexão muito atual: você já pensou qual é, de fato, o impacto da tecnologia blockchain no mercado financeiro e de capitais?
Preparei uma imagem, apenas a título de exemplo, para pensarmos nas possíveis mudanças de conceito e negócios.
Publicidade
Os logotipos das empresas que foram utilizadas nesta visão não possuem nenhuma autorização ou afirmação de que elas irão concordar ou já concordam com esta visão. É apenas ilustrativo para facilitar o entendimento de todos!
Dito isso, vou tentar explicar!
Do lado esquerdo, temos empresas e ativos que precisam acessar capital.
Do lado direito, temos investidores que precisam aportar seu dinheiro em bons ativos.
Entre eles, hoje em dia, temos toda a infraestrutura atual do mercado de capitais. Não vou dar destaque para a atual infraestrutura, porque ela já é velha, ultrapassada e só temos uma única certeza: vai mudar.
Blockchain como infraestrutura
Pense que a blockchain pode ser (e já está sendo) essa nova infraestrutura!
Na imagem, podemos ver que as regras dos ativos, regras de distribuição, regras de liquidação e auditoria passam a estar dentro da blockchain, ora representada por tokens e aplicações.
Agora, para distribuir e liquidar essas operações nesta nova infraestrutura, também precisamos colocar o dinheiro que hoje está no sistema dos bancos na mesma infraestrutura.
Hoje, através de uma stablecoin de R$ (Reais), amanhã talvez através de toda a agenda do Banco Central, o Real Digital (CDBC), ou até novas maneiras que vão surgir a partir da atenção dada a essas transformações do mercado.