Com 99% dos votos apurados no segundo turno da eleição presidencial argentina, Milei obteve mais de 55% dos votos válidos.
Javier Milei, adepto declarado do Bitcoin
R$183.038, venceu o segundo turno das eleições presidenciais da Argentina em 19 de novembro, derrotando seu oponente Sergio Massa.
Com quase 99% dos votos apurados, Milei somava mais de 55% dos votos válidos, o que lhe garante uma vantagem de quase 3 milhões de votos sobre o seu oponente, de acordo com dados da Bloomberg.
Massa, o atual ministro da economia do país, telefonou para Milei para parabenizá-lo pela vitória depois que mais de 90% dos votos haviam sido apurados – antes do anúncio doresultado oficial. Milei assumirá o cargo em 10 de dezembro.
A duradoura crise inflacionária da Argentina tem sido tema de discussões acaloradas no país sul-americano. Nos últimos 12 meses, o peso argentino desvalorizou 140%.
Milei é um crítico contumaz do banco central do país, referindo-se à instituição como uma fraude e um “mecanismo pelo qual os políticos enganam as pessoas de bem com impostos inflacionários.”
Ele se referiu ao Bitcoin como um movimento em direção ao “retorno do dinheiro ao seu criador original, o setor privado.”
No entanto, ele não sinalizou nenhuma intenção de tornar o Bitcoin moeda legal no país.
VIVA A PORRA DA LIBERDADE
— Javier Milei (@JMilei)
As opiniões de Massa sobre os setores monetário, bancário e de criptomoedas parecem ser opostas às de Milei.
Em outubro, ele prometeu lançar uma moeda digital do banco central (CBDC) se fosse eleito para “solucionar” a longa crise de inflação da Argentina.
Massa venceu o primeiro turno da eleição presidencial da Argentina em outubro. No entanto, isso não foi suficiente para conquistar o cargo máximo do país.
Antes disso, Milei vencera as eleições primárias da Argentina contra Massa e outros candidatos em agosto.
Fonte: https://br.cointelegraph.com/news/javier-milei-wins-argentina-presidential-election