Muitos usuários de criptomoedas estão pedindo aos moderadores da CNN, Jake Tapper e Dana Bash, que façam pelo menos uma pergunta aos dois candidatos relacionada a ativos digitais.
Os prováveis candidatos dos partidos para Presidente dos Estados Unidos podem mencionar ativos digitais em um debate pela primeira vez na história.
O Presidente dos EUA Joe Biden e o ex-presidente Donald Trump estão programados para se encontrar para um debate nos estúdios da CNN em Atlanta às 21h ET em 27 de junho. Supondo que siga adiante, o debate também marcaria uma das primeiras vezes em que os candidatos ignoraram a Comissão de Debates Presidenciais para organizar um horário e local em seus próprios termos.
Nem Biden nem Trump terão aceitado oficialmente as nomeações para serem os candidatos do Partido Democrata e do Partido Republicano para Presidente dos EUA no momento do debate. No entanto, as pesquisas sugerem que — salvo um ato de Deus ou circunstâncias imprevistas — ambos os candidatos provavelmente serão os indicados pelos principais partidos na eleição de 2024.
Aumento da retórica sobre criptomoedas
Muitos usuários de criptomoedas disseram em canais de mídia social que esperam que o tema cripto seja mencionado no debate. Os moderadores Jake Tapper e Dana Bash poderiam fazer uma pergunta relacionada, ou um ou ambos os candidatos podem trazer o assunto espontaneamente — embora existam regras para garantir que os microfones de Trump e do Presidente Biden sejam silenciados, a menos que seja a vez deles de falar.
Depois de superar outros candidatos republicanos a favor de muitas políticas pró-cripto, Trump anunciou que sua campanha aceitaria contribuições em ativos digitais e planejava que todo o Bitcoin restante fosse minerado nos Estados Unidos. Essa posição representou uma mudança significativa em relação à última vez que Trump enfrentou o então ex-vice-presidente Biden no palco do debate em 2020.
Enquanto estava no cargo, Trump disse ao seu Secretário do Tesouro para “ir atrás” do Bitcoin
e chamou as criptomoedas de “não dinheiro” e “baseadas no ar”. Muitos especialistas sugeriram que o momento da aparente “mudança de opinião” do ex-presidente sobre criptomoedas indicava que ele poderia estar usando isso como uma ferramenta política e pode não defender a tecnologia se vencer a reeleição.
“O que estamos vendo agora é, potencialmente, o primeiro debate presidencial onde criptomoedas aparece como uma questão”, disse o cofundador da Anchorage Digital, Diogo Mónica, em uma entrevista à Bloomberg em 26 de junho. “Isso seria incrível.”
Fonte: Chris Morris
A estratégia de Biden sobre criptomoedas
Desde que assumiu o cargo em janeiro de 2021, o Presidente Biden nomeou Gary Gensler como presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC). Muitos criticaram o histórico da SEC de ações de fiscalização contra empresas de criptomoedas sob a liderança de Gensler, alegando que não havia regras claras.
O Presidente Biden também tomou ações pessoais contra criptomoedas enquanto estava no cargo. Ele assinou uma ordem executiva para estabelecer uma estrutura regulatória sobre criptomoedas e fez declarações criticando o consumo de energia dos ativos digitais. Em 2024, o Presidente dos EUA anunciou e cumpriu um veto a uma resolução para reverter uma regra contábil da SEC sobre bancos e cripto.
No entanto, relatórios recentes sugerem que o Presidente dos EUA está explorando a possibilidade de aceitar contribuições em criptomoedas para sua campanha de reeleição. Ele também pode considerar participar de uma mesa redonda com líderes do Congresso para discutir ativos digitais. Alguns especialistas sugeriram que essa abordagem pode ser eficaz em contraste com as declarações voláteis de Trump sobre NFTs e mineração.
“A campanha de Biden deve destacar o profissionalismo do Presidente Biden em contraste com as palhaçadas de Trump”, disse Moe Vela, ex-conselheiro do então Vice-Presidente Biden, ao Cointelegraph. “Embora seja improvável que os moderadores abordem criptomoedas neste primeiro debate, certamente deveriam. Criptomoeda não é apenas uma questão econômica e financeira significativa, mas também representa uma grande parte dos eleitores millennials, da Geração Z e de jovens profissionais. O resultado desta eleição pode depender da comunidade cripto.”
O Stand With Crypto, um grupo de defesa das criptomoedas lançado pela Coinbase, iniciou uma campanha para pedir à CNN que inclua pelo menos uma pergunta relacionada a ativos digitais no debate. O formulário declarava:
“Dar aos principais candidatos presidenciais a chance de opinar sobre essa tecnologia transformadora no primeiro debate ajudaria muito a educar o eleitorado e a ajudar os proprietários de criptomoedas americanos a votar de forma informada.”
O Dia da Eleição nos Estados Unidos será em 5 de novembro. Trump também enfrenta uma audiência de sentença em 11 de julho após sua condenação por 34 acusações de crime em Nova York. Não está claro se os problemas legais do ex-presidente dos EUA — sendo considerado responsável por agressão sexual e fraude relacionada aos seus negócios, além da condenação por crime — poderiam afetar sua nomeação na Convenção Nacional Republicana em julho.
O debate entre Biden e Trump durará 90 minutos com dois intervalos comerciais. Não haverá uma plateia no estúdio.
Fonte: https://br.cointelegraph.com/news/us-presidential-debate-trump-biden-crypto