O Ministério da Segurança Pública da China planeja lançar uma nova plataforma baseada em blockchain chamada RealDID para verificar as identidades reais de seus cidadãos.
Segundo um comunicado de imprensa de um evento realizado em 12 de dezembro pela Blockchain Service Network (BSN), uma empresa chinesa de blockchain, o projeto, planejado com o governo chinês, terá múltiplos usos.
Estes incluem confirmação de nome real pessoal, proteção e certificação de dados pessoais criptografados, logins privados, identidades empresariais, serviços de certificado de identificação pessoal e comprovantes de informação sobre identidade pessoal.
O aplicativo permitirá que cidadãos chineses se registrem e façam login em portais online anonimamente usando endereços DID, garantindo que transações e dados permaneçam privados entre indivíduos e empresas.
Embora não haja menção oficial sobre a data de lançamento ou quando será implementado na população massiva de 1,4 bilhão de pessoas da China, o anúncio disse que tinha um “potencial enorme” em garantir a privacidade pessoal.
O Centro Nacional de Informação da China opera a BSN e tem laços com grandes empresas de tecnologia baseadas na China, como a China Mobile e a China UnionPay.
Isso vem após a notícia de que, no final de outubro, seis plataformas de mídia social chinesas, incluindo o popular WeChat, impuseram um mandato pelo qual criadores de conteúdo com mais de 500.000 a 1 milhão de seguidores devem exibir publicamente seus nomes reais e qualquer apoio financeiro.
A China acelerou recentemente muitas de suas iniciativas e regulamentações em torno de tecnologias emergentes, incluindo o desenvolvimento de inteligência artificial, moedas digitais de bancos centrais (CBDCs) e criptomoedas.
Também está trabalhando para se tornar menos dependente de chips semicondutores feitos nos Estados Unidos, aumentando a produção doméstica.
Fonte: https://br.cointelegraph.com/news/chinese-government-blockchain-based-identity-verification