Um “importante indicador” está apontando o caminho para uma repetição clássica dos ciclos de alta de preço do Bitcoin, diz análise.
O Bitcoin está diante da perspectiva de um “grande movimento de alta” à medida que o poder de compra das stablecoins volta à cena, segundo dados on-chain.
A análise, cortesia da plataforma de análise de dados on-chain CryptoQuant, agora mostra que as métricas de suprimento de stablecoins estão repetindo os padrões históricos de ciclos de alta anteriores do Bitcoin.
“Indicador importante” sinaliza alta para o preço do Bitcoin
O Bitcoin está no pico do modo de acumulação, de acordo com a métrica de proporção de stablecoins da CryptoQuant. E os resultados sempre foram positivos para a ação do preço do BTC quando o indicador chega a esse ponto.
Conforme observado pelo analista de mercado e de dados on-chain Cole Garner, quando denominada em dólares, a proporção de stablecoins da exchange Bitfinex atingiu recentemente seu maior valor desde o final de 2022.
Isso ocorreu em um momento em que os mercados entraram em modo de venda após o colapso da FTX, abrindo caminho para um ressurgimento que levou o preço do BTC a valorizar 70% apenas no primeiro trimestre deste ano.
“A relação entre o Bitcoin e as stablecoins na Bitfinex explode antes de cada grande movimento de alta. É um indicador importante”, comentou o analista em uma postagem publicada no Twitter em 27 de julho.
Inferências semelhantes de alta vêm do índice de oferta de stablecoins (SSR) – a capitalização de mercado do Bitcoin dividida pela capitalização de mercado de todas as stablecoins.
O SSR permaneceu baixo durante a recuperação do preço do BTC em 2023, indicando que os “grandes jogadores” poderiam estar esperando pelo momento certo de entrada. Isso, por sua vez, oferece um argumento fundamental para futuros aumentos de preços, de acordo com a colaboradora da CryptoQuant SimonaD.
“Desde o final de março, podemos ver no gráfico que o volume de negociação registrou uma queda e o SSR uma estagnação, enquanto temos um aumento no suprimento circulante da stablecoin Tether (a maior stablecoin em termos de volume negociado), seguido por um aumento do preço do Bitcoin”, escreveu ela em uma atualizações de mercado da plataforma em 26 de julho.
“Uma possível interpretação para esse fenômeno seria que os grandes investidores estocaram stablecoins e estão esperando por preços melhores para entrar no mercado. O recente aumento no preço do Bitcoin pode, na verdade, ser o resultado de uma rotação do dinheiro já existente no mercado.”
“Mudanças dignas de nota” das baleias do Bitcoin
Como o Cointelegraph relatou, as “grandes entidades” do mercado estão exibindo sinais de reorganização nos níveis atuais.
O foco são as baleias de Bitcoin, que recentemente foram responsáveis por mais de 40% dos fluxos de entrada de BTC nas exchanges de criptomoedas – o maior em mais de um ano.
“Isolando as moedas que fluem entre as baleias e as exchanges, o gráfico abaixo mostra que o saldo agregado das baleias diminuiu em -255 mil BTC desde 30 de maio”, observou a empresa de análise de dados on-chain Glassnode, que originalmente revelou a tendência, em uma análise adicional.
“Esse é o maior declínio do saldo mensal de baleias da história, atingindo -148 mil BTC/mês. Isso indica que estão ocorrendo mudanças notáveis no comportamento das baleias do Bitcoin que devem ser analisadas mais a fundo.”
Colecione este artigo como um NFT para preservar esse momento da história e mostrar seu apoio ao jornalismo independente no espaço cripto.
Este artigo não contém conselhos ou recomendações de investimento. Todo investimento e movimento comercial envolve risco, e os leitores devem conduzir suas próprias pesquisas ao tomar uma decisão.