A popular carteira de criptomoedas MetaMask anunciou uma parceria com a empresa de segurança Blockaid para introduzir alertas de segurança em sua extensão de navegador. O objetivo é tornar a carteira mais segura, com alertas de segurança contra golpes e phishing, por exemplo.
De acordo com o anúncio, a parceria posiciona a MetaMask como uma das primeiras carteiras web3 de autocustódia a incluir alertas de segurança integrados.
O recurso visa prevenir proativamente transações maliciosas e proteger os usuários contra golpes, tentativas de phishing e hacks.
Conforme informou a MetaMask, essa proteção se dá sem comprometer a privacidade do usuário. Segundo as empresas, esses alertas de segurança integrados com foco na privacidade ajudarão a proteger os criptoativos dos usuários da carteira contra roubos.
O serviço de proteção deve chegar ao mercado já no mês de novembro. Os usuários da carteira MetaMask de desktop podem optar pelo recurso por meio das configurações experimentais do MetaMask adicionando o Módulo Offline de Preservação de Privacidade (PPOM).
Novo recurso de segurança da MetaMask
Conforme explicou a proprietária sênior de produto da MetaMask Bárbara Schorchit, o PPOM é um mecanismo de segurança offline. A ferramenta pode simular e validar transações e assinaturas antes de assiná-las, usando apenas solicitações de comunicação RPC de nó para um provedor de nó configurado.
“A solução de varredura de dApp da Blockaid é capaz de fazer com que qualquer dApp simule totalmente todas as interações possíveis do usuário e valide se essas interações são maliciosas, determinando assim se todo o dApp é malicioso ou não”, disse Schorchit ao Decrypt.
De acordo com a MetaMask, o processo de simulação e validação acontecem na carteira dentro do dispositivo do usuário. Além disso, a única comunicação necessária é com a própria blockchain através do provedor de nó selecionado pelo usuário.
A parceria mais recente ocorre meses após a MetaMask e a Blockaid lançarem em abril uma ferramenta de alertas de segurança Opensea como um recurso experimental opcional.
A Blockaid é uma startup de segurança fundada por dois ex-membros da Unit 8200, unidade de inteligência cibernética militar israelense. A startup recebeu um financiamento de US$ 33 milhões no início deste mês.
A MetaMask, por sua vez, é uma das mais populares carteiras de criptomoedas, com mais de 20 milhões de usuários ativos por mês.
Fonte: https://www.criptofacil.com/metamask-eleva-protecao-com-alertas-de-seguranca-contra-golpes-e-phishing/