Impulsionada pela chegada da inteligência artificial, a fabricante de GPUs valorizou 320% desde o final de 2022. Nem mesmo a MicroStrategy, considerada um “proxy de Bitcoin”, conseguiu ultrapassar esses números, mas chega perto com 302% de alta.
Após a Nvidia publicar seu relatório financeiro trimestral nesta quarta-feira (21), apresentando lucros maiores que o esperado, as ações da empresa tiveram um salto de 12% na bolsa americana. No entanto, algumas criptomoedas do setor de inteligência artificial (IA) apresentaram ganhos ainda maiores.
Isso porque, o crescimento da Nvidia está associado justamente a este setor. Como exemplo, seu relatório aponta para um crescimento de 256% na receita de 2023 graças às vendas de chips de IA. Os lucros são muito maiores dos antigos, ligados ao setor de mineração de criptomoedas.
Com isso, a Nvidia conseguiu ter uma valorização maior que a do próprio Bitcoin, que já era destaque. Enquanto em 2024 os dois ativos estão em alta de 40% e 21%, respectivamente, em 12 meses, esses números sobem para 108% e 225%.
Criptomoedas de IA disparam
Essa foi a segunda notícia que impulsionou o mercado de criptomoedas nesta semana. Ainda no domingo, a Worldcoin (WLD) valorizou 110% após a OpenAI anuncia a Sora, IA que gera vídeos realistas.
Já nesta quinta-feira (22), a Worldcoin passou por uma nova alta. Embora mais modesta, de 29%, os ganhos semanais acumulam 167% e deixam a WLD entre as criptomoedas que mais valorizaram no período.
De qualquer forma, a criptomoeda de Sam Altman, CEO da OpenAI, não é única que está acompanhando o bom momento de gigantes do mercado tradicional.
SingularityNET (AGIX), focada na descentralização de IA, aparece com ganhos diários de 33% e semanais de 118%. Na sequência aparece a Fetch.ai (FET), projeto criado ainda em 2019, com alta de 17% nesta quinta e 67% na semana.
A lista segue com outros nomes como The Graph (GRT), Render (RNDR), Arweave (AR) e Filecoin (FIL), com altas variando entre 27% e 54% na semana. Embora alguns desses projetos tenham foco em armazenamento de dados, grandes investidores como Arthur Hayes enxergam uma grande correlação entre esses setores.
“A FIL [Filecoin] está se movendo”, comemorou Hayes nesta semana, brincando que os lucros “são as compras de supermercado da IA”.
Por fim, até agora esses e outros projetos provaram ser uma ótima alternativa para investidores que acreditam no futuro da inteligência artificial e buscam exposição fora do mercado tradicional.
Nvidia desbanca Bitcoin
Desde novembro de 2022, data próxima da falência da FTX e outras gigantes das criptomoedas, o Bitcoin teve uma alta de 223%. Embora seja difícil encontrar ativos com um desempenho tão bom quanto esse, as ações da Nvidia conseguiram desbancar o BTC no período.
Impulsionada pela chegada da inteligência artificial, a fabricante de GPUs valorizou 320% desde o final de 2022. Nem mesmo a MicroStrategy, considerada um “proxy de Bitcoin”, conseguiu ultrapassar esses números, mas chega perto com 302% de alta.
Por fim, vale lembrar que tanto o Bitcoin quanto a Nvidia são ativos trilionários. Enquanto o BTC possui um valor de mercado de US$ 1 trilhão, a Nvidia está valendo 1,7 trilhão.
Fonte: https://livecoins.com.br/nvidia-faz-criptomoedas-de-inteligencia-artificial-ia-dispararem/