Os volumes de negociação em bolsa à vista de Bitcoin se desintegraram desde março, enquanto o preço do BTC quase não chegou a lugar algum, mostra a pesquisa.
As corretora viram o volume de negócios cair à medida que os comerciantes lidam com a constante incerteza macroeconômicas.
De acordo com uma nova pesquisa publicada em 25 de setembro da CryptoQuant, uma plataforma de análise on-chain, os volumes diários de BTC estão em níveis raramente vistos desde 2018.
Fed mantém investidores de Bitcoin cautelosos com “possível recessão”
O preço do Bitcoin permaneceu em uma faixa familiar por vários meses e, com o passar do tempo, o interesse em transações parece estar desaparecendo.
Os dados da CryptoQuant, que rastreiam a atividade nas exchanges e de derivativos, destacam até que ponto os volumes diminuíram desde que o BTC/USD entrou em sua faixa atual em março.
Na semana passada, ocorreram entre 8.000 e 15.000 transações diárias – uma fração da contagem diária padrão de março, que ultrapassou 600.000.
Para o analista Caue Oliveira, a principal força por trás do fenômeno é o clima macroeconômico.
“Um dos principais motivos citados é o medo crescente em relação ao cenário macroeconómico”, escreveu em parte do comentário que acompanha os dados.
“As ações do Banco Central dos Estados Unidos perpetuam um sentimento constante de incerteza, deixando os investidores à espera de uma possível recessão.”
Oliveira referiu-se à atual política económica nos EUA, com oscilações entre aumentos e pausas nas taxas de juro em 2023, mantendo as condições gerais restritivas.
Continuando, ele observou que os investidores de longo prazo do Bitcoin optaram por manter o capital do BTC como resultado.
“Em vez de buscar lucros rápidos por meio de negociações de curto prazo, cada vez mais pessoas estão vendo o bitcoin e outras criptomoedas como um investimento de longo prazo”, concluiu.
“Eles estão mais interessados em manter suas moedas, acreditando em seu valor futuro, do que em vender ao primeiro sinal de lucro.”
Bitcoin: gráfico de volume de negociação (à vista vs. derivativo). Fonte: CryptoQuant
Conforme relatado pelo Cointelegraph, os tempos ficaram difíceis para os especuladores de Bitcoin nas últimas semanas.
Os detentores de curto prazo – entidades que detêm BTC por no máximo 155 dias – agora detêm quase seus fundos com perdas não realizadas , com sua base de custo superior ao preço à vista atual.
Em pesquisas adicionais esta semana, o colega colaborador do CryptoQuant, Yonsei_dent, concluiu que a base de custo de vários recém-chegados ao Bitcoin atuaria como “forte resistência”.
“Excluindo os investidores que mantêm no longo prazo desde 1,5 anos (12 milhões) + investidores de longo prazo, acredita-se que os investidores que entraram no mercado no ano passado tenham uma tendência mais forte para comprar e vender no curto prazo”, alertou.
Um gráfico anexo mostrou números de produção de tradução não gasta (UTXO) divididos por faixa etária, formando níveis de resistência e suporte.
Gráfico anotado de faixas etárias Bitcoin UTXO (captura de tela). Fonte: CryptoQuant
Entretanto, o interesse externo na exposição ao BTC também permanece claramente ausente . Os dados do Google Trends mostram o interesse mais baixo em “Bitcoin” como termo de pesquisa desde outubro de 2020.
Fonte: https://cointelegraph.com/news/bitcoin-exchange-volume-5-year-lows-fed-btc-hodling