“Qualquer empresa de criptomoedas que esteja enganando investidores deve começar a recompensá-los com o cumprimento das leis de valores mobiliários”, finalizou Gensler, fazendo um jogo de palavras com a expressão trick-or-treat (gostosuras ou travessuras), popularmente usada no Halloween.
Gary Gensler, presidente da SEC, desejou um “feliz aniversário” para o Bitcoin. Embora o Bitcoin tenha sido lançado em 3 de janeiro de 2009, hoje a comunidade comemora a divulgação do whitepaper do Bitcoin, onde Satoshi Nakamoto explica como o sistema funciona.
Iniciando sua mensagem, Gensler faz uma brincadeira com a identidade de Satoshi Nakamoto. Quinze anos após a criação do Bitcoin, ninguém sabe quem é, ou quem são, essa figura misteriosa.
“Se Satoshi Nakamoto se fantasiasse de Satoshi Nakamoto no Halloween, seríamos capazes de reconhecê-lo?”
O whitepaper do Bitcoin
Com apenas 9 páginas, o whitepaper do Bitcoin é considerado por muitos como uma “bíblia”. Já em seu resumo, Satoshi Nakamoto afirma ter resolvido um dos principais problemas de projetos passados: o gasto duplo.
“Uma versão puramente peer-to-peer de dinheiro eletrônico permitiria que pagamentos online fossem enviados diretamente de uma parte para outra, sem passar por uma instituição financeira. As assinaturas digitais fornecem parte da solução, mas os principais benefícios são perdidos se um terceiro confiável ainda for necessário para evitar gastos duplos”, aponta o resumo do whitepaper.
“Propomos uma solução para o problema do gasto duplo usando uma rede peer-to-peer. A rede registra a data e hora das transações fazendo hash em uma cadeia contínua de prova de trabalho baseada em hash, formando um registro que não pode ser alterado sem refazer a prova de trabalho.”
“A cadeia mais longa não serve apenas como prova da sequência de eventos testemunhados, mas também como prova de que veio do maior conjunto de potência de CPU”, continua Nakamoto. “Enquanto a maior parte da potência de CPU for controlada por nós que não cooperam para atacar a rede, eles gerarão a cadeia mais longa e ultrapassarão os invasores. A própria rede requer estrutura mínima. As mensagens são transmitidas com base no melhor esforço, e os nós podem sair e ingressar na rede à vontade, aceitando a cadeia de prova de trabalho mais longa como prova do que aconteceu enquanto eles estavam fora.”
Após a saída de Satoshi Nakomoto do desenvolvimento do Bitcoin, o whitepaper se tornou motivo de diversas polêmicas. Como exemplo, Craig Wright conseguiu remover o documento do site Bitcoin.org no Reino Unido. Mais tarde, o mesmo documento foi encontrado em todos computadores da Apple.
Gary Gensler manda um “feliz aniversário” para o Bitcoin
O Bitcoin já havia recebido os parabéns de gigantes como a gestora VanEck nesta terça-feira (31). No entanto, o homem responsável por rejeitar e atrasar diversos pedidos de ETFs nos EUA também rendeu-se à criptomoeda.
“Feliz 15º aniversário do famoso white paper de Satoshi [Nakamoto] que deu início às criptomoedas.”
Bem-humorado, Gary Gensler aproveitou que hoje também é Dia das Bruxas para enviar um recado às empresas de criptomoedas que estão operando fora das leis americanas.
“Qualquer empresa de criptomoedas que esteja enganando investidores deve começar a recompensá-los com o cumprimento das leis de valores mobiliários”, finalizou Gensler, fazendo um jogo de palavras com a expressão trick-or-treat (gostosuras ou travessuras), popularmente usada no Halloween.
Por fim, até mesmo o diretor da SEC reconhece a grandeza do Bitcoin. No entanto, isso não significa que ele pegará leve com os diversos pedidos de ETF de Bitcoin à vista que chegam a sua mesa.
No momento, o Bitcoin opera em alta diária de 0,8%, sendo negociado a US$ 34.700 nas principais corretoras.
Fonte: https://livecoins.com.br/presidente-da-sec-deseja-feliz-aniversario-ao-bitcoin/