O reconhecimento da SEC indica o início do processo oficial de análise para a proposta de ETF da BlackRock
A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC, na sigla inglês) aceitou o pedido da BlackRock para um fundo negociado em bolsa (ETF) de Bitcoin após o reconhecimento de um pedido semelhante pela Bitwise no dia anterior.
O reconhecimento da SEC indica o início do processo de revisão oficial da proposta de ETF da BlackRock. Embora seja um passo inicial em uma longa jornada regulatória, sinaliza a prontidão da SEC para explorar a ideia de um ETF de Bitcoin indexado ao seu preço ‘à vista’ e avaliar seus potenciais efeitos no mercado.
ETFs são fundos de investimento que normalmente seguem índices específicos e são comumente negociados em bolsas. No reino das criptomoedas, um fundo que reflete o valor de um ou vários tokens digitais e compreende uma variedade de moedas digitais é conhecido como ETF de criptomoeda.
Na sexta-feira, 14 de julho, o regulador anunciou que também está analisando os pedidos de vários fundos, incluindo Wise Origin Bitcoin Trust, WisdomTree, VanEck e Invesco Galaxy.
A entrada da BlackRock na corrida de ETFs de Bitcoin é significativa devido à sua estatura no setor financeiro. Seu pedido de um ETF de Bitcoin ‘à vista’ inclui um acordo para “compartilhamento de vigilância” com a exchange de criptomoedas Coinbase.
A competição entre empresas que desejam ser as primeiras a lançar um ETF de Bitcoin nos Estados Unidos é vista por muitos como um desenvolvimento positivo para a indústria cripto. Com vários registros, as chances de sucesso aumentam, com diversas propostas que permitem à SEC avaliar diferentes estratégias e preocupações.
A SEC ainda não aprovou um ETF de Bitcoin indexado ao seu preço ‘à vista’ nos Estados Unidos; no entanto, no Canadá, o produto financeiro já está disponível. Três fundos significativos, Purpose Bitcoin, 3iQ CoinShares e CI Galaxy Bitcoin, foram aprovados pelos reguladores do país.
Fonte: https://br.cointelegraph.com/news/sec-accepts-black-rock-bitcoin-etf-application-signaling-regulatory-review