Na quarta-feira (27), Gary Gensler compareceu ao Congresso dos EUA para participar de uma audiência que, dentre outros pontos, questionou a posição do presidente da SEC sobre as criptomoedas.
Após pedir mais tempo para analisar o pedido de ETF de Bitcoin da Ark Invest e da 21 Shares no início da semana, a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA fez o mesmo com os pedidos da BlackRock, Invesco, Bitwise e Valkyrie.
A decisão foi anunciada nesta quinta-feira (28), novamente se antecipando ao segundo prazo, que estava datado para a terceira semana de outubro. Sendo assim, os novos prazos ficam para meados de janeiro de 2024.
Outros três pedidos que foram encaminhados na mesma data também devem ser jogados para o próximo ano, deixando apenas os ETFs de futuros de Ethereum na mira dos investidores de curto prazo.
Presidente da SEC é pressionado no Congresso americano
Na quarta-feira (27), Gary Gensler compareceu ao Congresso dos EUA para participar de uma audiência que, dentre outros pontos, questionou a posição do presidente da SEC sobre as criptomoedas.
Como exemplo, Gensler foi questionado diversas vezes se o Bitcoin era ou não um valor mobiliário. Ao tentar enrolar sua resposta, o congressista Patrick McHenry chegou a perder sua paciência com Gensler.
“Estou lhe pedindo agora, responda minha pergunta”, disse McHenry após Gensler ficar em cima do muro. “Isso não deveria ser difícil.”
Em resposta, Gensler apontou que o Bitcoin não é um valor mobiliário, mas se refusou a afirmar que é uma commodity, ou seja, um produto.
“Não se encaixou no teste de Howey, portanto, é uma commodity”, deduziu McHenry.
Aproveitando a oportunidade, a corretora Coinbase lançou uma campanha para pressionar a SEC, notando que 52 milhões de americanos são investidores de criptomoedas e que mais de metade das empresas da Fortune 100 tem iniciativas ligadas às critpomoedas.
SEC adia decisão sobre quatro ETFs
Após Gary Gensler ser pressionado pelos congressitas e pela campanha acima, a SEC optou por extender o prazo de sua decisão sobre o pedido de ETF da BlackRock, provavelmente o mais importante de todos, para 2024. O mesmo aconteceu com outros três pedidos.
No texto, a Comissão pede por comentários das partes interessadas, que devem ser apresentados no prazo de 21 dias.
Apesar da falta de uma boa notícia, o Bitcoin opera em ligeira alta na manhã desta sexta-feira (29). No momento dessa redação, a criptomoeda está sendo negociada próximo aos US$ 27.000.
Por fim, investidores de curto prazo agora estão focados na possível aprovação do primeiro ETF de futuros de Ethereum, segunda maior criptomoeda do mercado, que poderá acontecer já na próxima semana.
Mesmo sem grandes chances de um ETF de Bitcoin à vista ser aprovado neste ano, vale lembrar que os três últimos meses do ano costumam ser um ótimo período para o BTC.
Fonte: https://livecoins.com.br/sec-adia-decisao-sobre-etf-de-bitcoin-da-blackrock-e-outras-tres-gestoras/