A necessidade de os EUA implementar stablecoins apoiadas por dólares “não poderia ser mais oportuna”, já que a China continua a apresentar suas próprias soluções, enfatizou o ex-presidente da Câmara, Paul Ryan.
As stablecoins lastreadas ao dólar americano podem aliviar a crise da dívida do governo e ajudar o dólar do país a acompanhar o yuan chinês, que tem mostrado sua força no comércio internacional, diz um ex-presidente da Câmara dos Representantes dos EUA.
“Os EUA estão caminhando para uma crise de dívida previsível, mas evitável”, e as stablecoins lastreadas em dólar são “uma resposta” para manter o dólar atraente, argumentou Paul Ryan em um artigo de opinião do Wall Street Journal de 13 de junho.
Ryan foi o 54º presidente da Câmara dos Representantes dos EUA de 2015 a 2019. O presidente da Câmara é considerado uma das posições mais poderosas na política dos EUA, com o poder de moldar a agenda legislativa.
“Haveria um aumento imediato e duradouro na demanda por dívida dos EUA, o que reduziria o risco de um leilão de dívida fracassado e uma crise consequente”, disse Ryan, que agora é membro do conselho de políticas da empresa de capital de risco focada em criptomoedas Paradigm.
O mercado de stablecoins de US$ 162 bilhões já oferece uma grande fonte de demanda por títulos do Tesouro dos EUA, e seu papel na preservação da dominância do dólar “não poderia ser mais oportuno”, ele enfatizou.
Permite “financiamento barato e confiável para gastos fiscais” em trilhos de blockchain, o que poderia ajudar o dólar dos EUA a sustentar sua “influência substancial sobre o sistema financeiro global”.
Fonte: MacroScope
Ele observou que a China tem integrado o yuan chinês em várias plataformas de investimento em infraestrutura digital em vários mercados emergentes e que os EUA devem agora encontrar sua própria solução antes que seja tarde demais.
“Os EUA não podem se dar ao luxo de ficar ociosos enquanto seu maior concorrente internacional aproveita a demanda latente por dinheiro digital seguro e conveniente.”
“As stablecoins lastreadas em dólares fornecem demanda por dívida pública dos EUA e uma maneira de acompanhar a China.”
Ryan disse que uma estrutura regulatória formidável para stablecoins já tem apoio bipartidário no Congresso, o que poderia ajudar a “expandir dramaticamente o uso de dólares digitais em um momento crítico”.
O artigo de opinião recebeu elogios de vários líderes da indústria, incluindo Emin Gün Sirer, CEO da Ava Labs.
“As stablecoins são uma das melhores coisas que surgiram das criptomoedas e ajudam a manter a dominância do dólar em todo o mundo”, Gün Sirer postou no X.
No entanto, Adam Gladstein, diretor de estratégia da Human Rights Foundation, disse que mais uso de stablecoins continuaria a “perpetuar e reforçar” o mesmo sistema financeiro que o Bitcoin serve para “subverter e substituir”.