Vault Research

USDT no Real Digital: TecBan disponibiliza sandbox do Real Digital para instituições conectadas com o Banco24Horas

A TecBan anunciou o lançamento de um sandbox do Real Digital para todas as instituições conectadas ao Banco24Horas

A TecBan anunciou o lançamento de um sandbox do Real Digital para todas as instituições conectadas ao Banco24Horas, deste modo, empresas conectadas a rede como o Tether (via Swapix), emissora do USDT, podem testar a emissão de contratos inteligentes no Real Digital. 

“Nosso objetivo é oferecer às mais de 150 empresas parceiras do Banco24Horas um ambiente virtual de testes para que elas possam desenvolver seus próprios casos de uso, evoluir em suas provas de conceitos e desenvolver pilotos de produtos e serviços para o novo marco do sistema financeiro nacional”, explica Luiz Fernando Lopes, gerente de Plataformas Digitais da TecBan que já está desenvolvendo o uso da Cédula de Produto Rural (CPR) tokenizado na infraestrutura do Real Digital em parceria com o Banco da Amazônia (BASA). 

Segundo a TecBan, um sandbox oferece benefícios significativos ao testar uma moeda digital de banco central (CBDC). Ele fornece um ambiente controlado e isolado para os desenvolvedores simularem transações, testarem recursos de segurança, identificarem possíveis vulnerabilidades e analisarem o desempenho da CBDC em um ambiente seguro, sem impactar a infraestrutura real do sistema financeiro.

Além disso, um sandbox permite que os reguladores e as instituições financeiras experimentem e compreendam melhor os possíveis impactos e implicações da introdução de uma CBDC, antes de sua implementação em larga escala. Isso ajuda a mitigar riscos, tomar decisões informadas e ajustar o design da CBDC para garantir sua estabilidade, segurança e eficiência.

BBChain e Microsoft

Quem também lançou um sandbox para o Real Digital foi a BBChain usando infraestrutura da Microsoft. Por meio de soluções baseadas em nuvem, a parceria possibilita que instituições financeiras experimentem transações e desenvolvam operações semelhantes às do projeto piloto.

Por meio de uma plataforma hospedada no Microsoft Azure, a empresa oferece para outras organizações, como bancos e instituições financeiras, a possibilidade de testar operações e modelos de negócio virtualmente.

Segundo André Carneiro, CEO da BBChain, esta plataforma pode ser amplamente utilizada para que as empresas obtenham dados e informações detalhados sobre os benefícios, custos, riscos e retornos esperados atrelados à utilização da moeda digital.

“Conseguimos entregar aos clientes da BBChain uma rede sandbox para que eles possam experimentar funções como emitir ativos, tokens, transações de DVP (Delivery Versus Payment), entre outras. Eles têm a possibilidade de gerar uma rede para testar todas as operações e criar seus próprios cases de negócio, sem precisar esperar um ano para ver como vai funcionar a moeda ”, afirma. 

Os sandbox tanto da BBChain como da TecBan não tem relação direta com os testes do Real Digital promovidos pelo Banco Central e que contam com a participação de 16 instituições, que formaram consórcios com outras empresas, para ampliar o leque de participantes nos testes.

Especialistas ouvidos pelo Cointelegraph alertam sobre a necessidade de as empresas começarem o processo de transformação digital imediatamente, tendo em vista o avanço do Real Digital.

“E esse processo não é fazer um site”, alerta Henrique de Castro, especialista em inovação e CEO New Rizon, empresa de inovação tecnológica. “É entender que tipo de processo pode ser automatizado para que ele aconteça no futuro vinculado com a entrega do dinheiro.”

Como todo o ambiente vem sendo desenvolvido em uma iniciativa de código aberto chamado de Hyperledger Besu, compatível com uma máquina virtual que já executa contratos inteligentes em outras redes, muitas soluções inovadoras já podem ser criadas e, quando o Real Digital for lançado ao público, elas passariam apenas por uma conversão para a moeda brasileira.

“O início antecipado possibilita vários testes, evitando principalmente problemas de segurança para quando a moeda for lançada”, conta Henrique de Castro.

A preocupação com segurança foi, inclusive, um dos temas do primeiro Fórum do Real Digital, realizado pelo Banco Central brasileiro. Fábio Araujo, coordenador da iniciativa no Banco Central, demonstrou preocupação com o funcionamento da privacidade da rede e a certeza de que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) está sendo garantida pela infraestrutura. Para Henrique de Castro, este é o principal desafio.

Por ser uma rede aberta, ao mesmo tempo em que qualquer pessoa pode apresentar soluções, é possível também procurar novas formas de invasões. Em caso de vazamento de dados pessoais de um sistema, por exemplo, a pena por infração pode chegar à multa de 2% do faturamento anual da empresa. Por isso a necessidade de ter profissionais qualificados e investir em segurança.

“Novas tecnologias sempre trazem novos riscos”, alerta o CEO da New Rizon. “Quanto antes iniciar o processo de desenvolvimento do sistema, mais testes podem ser realizados. É importante criptografar todos os dados para que, em caso de invasão, os dados do cliente sejam apenas textos sem sentido ou chaves.”

E a transformação também deve chegar aos empresários. Para Henrique de Castro, é importante que todos se atualizem e tornem-se ‘tech-savvy’, termo que traduz alguém que tem facilidade de aprender e utilizar novas tecnologias.

“Não precisa ser um programador, nem profissional de tecnologia. Mas uma das principais dicas é que o empresário leia sobre contratos inteligentes, sobre tecnologia de registro distribuído (Distributed Ledger Technology, ou DLTs em inglês), DvPs, os termos usados no blockchain e suas aplicações, observando como eles foram utilizados fora do país”.

Além disso, o especialista alerta que é importante entender sobre a descentralização de ativos e perceber que não é preciso ser uma startup para promover inovação. “Muitas vezes, aceitar o PIX como forma de pagamento já é inovar”, diz.

Fonte: https://br.cointelegraph.com/news/tecban-provides-real-digital-sandbox-for-institutions-connected-with-banco24horas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *